Monday, April 21, 2014

Amsterdam


Sao 7:30 da manha, ouvindo reggae do Cidade Negra no radio enquanto tomo o cafe da manha.
O cheiro caracteristico de Amsterdam, de maconha predomina no ar, mesmo nos ambientes interiores.
O cafe tem uma pequena placa indicando que e proibido fumar tabaco, mas se voce quiser eles tem "erva" de brinde para te oferecer.
O cafe da manha no The Bulldog Hotel e bem completo com pao, iogurte, sucrilhos, frutas, cafe, cha e etc. Este hotel foi uma boa escolha, esta muito bem localizado. Dentro do quarto cada cama tem uma tomada eletrica disponivel, assim como uma pequena lampada individual.
Do lado de fora do albergue a recepcionista casualmente queima um enquanto observa o movimento interminavel de pessoas indo e vindo. A cidade esta lotada de gente e deve ser assim o ano todo. E muito compacta e da pra dispensar o excelente sistema de transporte indo para todos os lugares caminhando.
O transito e totalmente dominado pelas bicicletas. Elas sao a imensa maioria. Bicicleta e O meio de transporte, e todos usam como se fosse um carro enquanto pedalam em alta velocidade pelas ruas e ciclovias da cidade. Sao todas bicicletas bem grandes, grandes assim como todos os Holandeses e Holandesas. A impressao e que alguem com 1.90 de altura deve sofrer bullying devido a sua baixa estatura.
Amsterdam nao deixa de ser uma versao maior de Veneza, com seus canais e ruas estreitas, como labirintos que vao te levando por essa doideira que e a cidade.
Enquanto voce caminha pelas ruelas vai se deparando com os mais varidos tipos de comercio e servicos, algo mais ou menos assim: igreja, lanchonete, salao de beleza, "vitrine", sorveteria, "vitrine" e por ai vai. Tudo junto e misturado.
A impressao que se tem e que aqui o cidadao e tratado como um adulto. Faz o que tu queres desde que nao prejudique o outro. Ao contrario de paises com influencia catolica onde ha o tabu do proibido, onde as pessoas sao tratadas como criancas que nao sabem se comportar.
O dia anterior foi dia de conhecer o Museu Nacional (Rijksmuseum), por sinal um excelente museu. Imagino que e necessario ser um museu excelente para entreter alguem com tao pouco conhecimento de arte como eu. Logo apos foi a vez do Heineken Experience. Mais uma experiencia fantastica conhecendo como e feita a cerveja e quais os segredos dessa famosa marca holandesa. Visitantes ganham 2 chopes de brinde, ainda bem se fosse mais que isso o pessoal ia passar ali o dia inteiro, depois sair perambulando pelas ruas e cair dentro de algum canal.
Mais tarde uma visita ao museu Van Gogh. Eu entendo de pintura mais ou menos o mesmo que entendo de foguetes espaciais entao imagino que a minha experiencia no museu tenha sido um pouco prejudicada, sabe aquela historia que e preciso ser um aluno da arte para saber reconhecer um mestre?
De qualquer maneira, a visita foi marcada por duas turistas que furaram a fila, e tentaram entrar com um ticket falso. O rapaz que fazia a conferencia dos tickets mandou elas pastarem e irem embora, pois ali nao iriam entrar. Nesse momento eu senti uma felicidade imensa. Se nada mais acontecer nessa viagem, so aquele momento ja valeu a pena.
Um frio danado e ventos glaciais obrigaram a compra de um casaco de moleton. O preco parece bem interessante, apenas 15 euros. Na gola do casaco esta escrito que foi feito em Bangladesh. Curioso que apenas 3 semanas atras eu estava criticando empresas que produzem em Bangladesh por abusar dos funcionarios com salarios de fome.
E uma pena nao ter tempo para visitar mais outros lugares da Holanda. Amsterdam com certeza deve ter uma cultura modificada devido a quantidade imensa de turistas. No geral porem a impressao que se tem e que os Holandeses sao mais tranquilos. Imagino que o fato de terem um dos paises com a melhor qualidade de vida no mundo deve ajudar bastante.
Claramente aqui deve haver ricos e pobres, mas a distribuicao do dinheiro nao e tao aguda como em outros paises, entao todas as pessoas sao tranquilas pois tem o minimo necessario para ter uma vida agradavel e saudavel.

Translation coming soon

1 comment:

  1. Não é a toa que eu quero conhecer esse país. Tirando a erva... me parece muito massa...

    ReplyDelete