Wednesday, April 23, 2014

Brussels / Bruxelas / Bruges / Antwerp

Voce ja parou pra pensar como exatamente a Belgica consegue funcionar com 2 linguas tao diferentes que dividem o pais? Duas culturas tao distantes, de um lado os Flamengos, nao o time de futebol e sim o povo flamengo. Eles sao holandeses que por ocasiao do destino estao em territorio belga. Apos tantos anos ja tem algumas variacoes culturais. Eles sao quase 70% da populacao da Belgica. De outro lado a Wallonie, com um terco da populacao, que e uma continuacao cultural da Franca. Porque exatamente a Wallonie nao pertence a Franca e as demais provincias a Holanda? Excelente pergunta.
Bruxelas demonstra essa divisao muito bem. Em um momento voce esta vendo sinais em Frances e predios de frente lisa cheios de detalhes nos cantos. Dali a pouco os sinais estao em Holandes, e os predios agora tem aquela fachada de tijolinhos a vista bem caracteristica da Holanda.
Os nomes das ruas sao todos traduzidos entao naturalmente a maioria das ruas tem 2 nomes, assim como os nomes das estacoes de metro. Estacoes estas que por sinal possuem bicicletas ergometricas para que as pessoas possam fazer um exercicio enquanto esperam os trens.
Aqui tambem reina a tranquilidade, e impressionante ver familias caminhando tranquilamente no parque em frente a Basilica, as 9 horas da noite, sem a menor preocupacao.
Alem de ver Bruxelas tambem foi possivel fazer passeios curtos para Bruges, cidade medieval perdida no tempo, com suas ruelas estreitas e casas feitas de pedra, e tambem a Antuerpia, que ainda tem muitos tesouros arquitetonicos, e alguns desses predios foram convertidos em shoppings.
Pouco diz na Wikipedia a respeito da quantidade consideravel de falantes de arabe que moram na cidade, mas eles estao aqui em grande quantidade e por toda parte.
De modo geral a Belgica e mais baguncada que a Holanda, mas mesmo assim parece ser um lugar super agradavel de se viver.

Translation coming soon.

1 comment:

  1. Segundo o Pe. José Bosmans, numa entrevista desta semana, a Bélgica é um país "falso", pq na verdade são dois países: um holandês e outro francês.

    ReplyDelete